Érico Fileno, Head of Innovation and Design na VISA Brasil

Al Lucca
2 min readOct 26, 2021

Esse texto foi originalmente postado no The Design Edition.

Em um lado temos empresas querendo contratar designers, no outro temos designers procurando emprego, mas nem sempre achando. Por que isso acontece?

Acredito que há um desconhecimento das áreas de Recursos Humanos sobre o que é Design, como ele é aplicado dentro das organizações e com isso dificulta saber selecionar o profissional adequado para a vaga certa — respeitando o momento da carreira do profissional e o atual estágio da cultura de Design dentro da organização. Por outro lado, há uma impaciência e uma “certa agilidade” por subir rápido dentro da profissão, por parte dos designers. Primeiramente, para fazer Design existe uma dedicação de estudo e prática, que os novos entrantes na carreira estão tentando driblar ou pular. O conjunto de prática do Design é extenso e precisa de muito estudo. Não é resolvido em meses, muito menos em semanas. Você não vira profissional de Design da noite para o dia. Essa falta de bagagem em Design tem atrapalhado a entrada de novos entrantes e acaba dificultando a evolução dentro da profissão. O que ocorre nos dias atuais é uma grande demanda por profissionais e isso acaba gerando uma falsa sensação, que há emprego para todos e com ótimos salários. Os bons salários estão surgindo para atrair bons profissionais, que estão empregados em outras organizações. A reposição desses profissionais virá de um trabalho em conjunto entre instituições sérias de ensino de Design e empresas com preparação de jovens profissionais, através de estágios, programas de trainee e treinamentos internos para novos profissionais.

Você tem opiniões bem claras sobre “cursos de Instagram”, bootcamps, etc… Qual o problema com esses conteúdos e, existe algo que possa ser feito para diminuir o estrago?

O estrago está sendo grande e acredito que pode ser atenuado. Vale lembrar que é algo que não podemos colocar tudo na conta dos “cursos de Instagram” ou dos “animadores de TikTok”. Há outros fatores que ajudam nesse fenômeno…

Continue lendo no The Design Edition →

--

--

Al Lucca

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português