Esse texto foi originalmente postado no The Design Edition.
A missão mais nobre que um designer tem é aquela de transformar uma idéia, uma hipótese, um briefing, um Google doc, um Excel, um rabisco em algo que possa ser visualizado, entendido e utilizado (criação de valor).
As discussões dentro da nossa comunidade tendem a não apreciar esse poder da nossa disciplina.
Design não é estratégia, mas influência estratégia. Não é negócios, mas impacta o negócio. Não é dados e nem escopo, mas influência e é influenciado pelos dois.
É interessante ver que muita gente se frustra quando os colegas de áreas diversas como business, marketing, vendas… apresentam resultados focados em números sem explicitamente reconhecer o impacto do Design. Você, líder de Design, tem uma tarefa muito clara aqui. 👇🏻
Temos que constantemente lembrar e vender a disciplina internamente, mas a boa notícia é que, se esse trabalho é bem feito (documentação, colaboração, facilitamento, execução…), chega-se em um nível de solidez, eficiência e maturidade, onde Design faz parte da fundação, e de repente você percebe que o sucesso das pessoas (seus colegas no parágrafo anterior) e da organização, não acontece sem Design, o tão sonhado impacto na estratégia e no negócio está aí, sem vitimização, sem pisar no pé de outras disciplinas, simplesmente fazendo Design.
Até a próxima
Al Lucca