Quer que eu desenhe?

“…ahhh, mas estética não é importante…” disse o designer que vai ser somente mais um no mercado

somente uma imagem para ilustrar um pouco :)

Se quiser ter acesso beeeeem antes 😎 aos meus textos, não esqueça de assinar o The Design Edition.

Nas últimas duas semanas tenho gasto 70% do meu tempo procurando designers para contratar, e sinceramente, que sensação de impotência e frustração é ficar vendo portfólio atrás de portfólio e ter a impressão de que você está vendo a mesma coisa em um ciclo infinito. A origem desse problema está em dois pontos na minha opinião:

  1. A alta demanda por designers tira do mercado os melhores profissionais (justamente), escrevi sobre isso no primeiro post.
  2. Novos designers estão sendo treinados para não se preocupar com estética e criatividade, vemos então uma onda de profissionais que só entendem a metodologia mas não conseguem colocar um site/portfólio decente no ar e muito menos trabalhos bem executados.

Qual a solução então?

Eu não vou conseguir mudar o rumo de uma indústria com um post desses, mas esses dias me deparei com um thread no Twitter que achei super interessante, o nome do autor é Adam Noffsinger (@ANoffsinger), designer no DropBox. Vou traduzir aqui na esperança que ajude, e ao invés de postar links para livros como ele fez, vou tentar explicar o porquê desses pontos serem importantes para qualquer designer além de acrescentar alguns pontos pessoais. Se quiser ver o thread original, clique aqui.

  1. Aprenda Tipografia
    Uma fonte bem aplicada tem o poder de dar personalidade a uma experiência, em conjunto com cores e espaços (ou a falta deles) pode fazer do seu produto algo prazeroso ou um inferno
  2. Aprenda a trabalhar com Grids
    Ou a quebrar grids, a beleza dessas guias de estrutura está justamente no jeito que você vai usar elas.
  3. Aprenda o básico das cores
    Qual o significado das cores, como trabalhar com tons de cores, identifique tendências, contraste, balanço…
  4. Consuma revistas, livros, sites, apps, placas… qualquer coisa que você possa visualizar tipografia, grids, cores, espaços… análise os elementos e comece a treinar seu cérebro para identificar uma peça de design bem construída.
  5. Ache provedores de conteúdo de design com boa qualidade e constantemente consulte essas fontes. E sim, Dribbble é uma excelente fonte para você aprender Visual Design
  6. Pratique sempre. Visual design se baseia muito nessas fundações da disciplina, mas a sua memória visual e intuição só vai melhorar se praticar muito.
  7. Uma adição minha — Composição
    Como tudo isso vai se encaixar

Aplique o processo de design, junto com visuais/interações bem elaborados e um portfólio bem montado (que pode ser um Behance, mas BEM montado) e você vai notar a diferença entre ser mais um e ser um profissional procurado.

Vale Conferir

Já que conversamos sobre UI, segue uma fonte de consulta de interfaces

Mobbin.Design

Pensando

Estou escutando o podcast que conta a macabra história do caso Evandro que aconteceu em Guaratuba no PR nos anos 90, e fico perplexo com a falta de preparo dos policiais, como conduzem as investigações, os interrogatórios, como depõem… a deposição de um dos detetives chega a ser surreal, não consegue articular, explicar, parece que estão interrogando um bêbado.

Se quiser escutar, Projetos Humanos

Uma nota rápida

Precisamos ver essas mensagens vindo de designers “rock-stars” para validar ideias que já fazem parte da discussão em grupos menores, último exemplo disso foi o Daniel Burka twittar:

Pra quem escuta o meu podcast, já conversamos sobre isso em alguns episódios.

Até a próxima!
Al Lucca

--

--

--

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Al Lucca

Al Lucca

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

More from Medium

The reel video for Dr. Giurca House and like it was created

A common ground for design

Open brief: What does it mean to be a female or non-binary creative in the North of England?

Graphic that shows a map of the North of England, accompanied with the text: ‘Open creative brief. Collaboration call-out. What does it mean to be a female of non-binary creative in the North of England?’

Users all have intrinsic attentional resources