Estive no Brasil no fim de Outubro de 2019 e tive a chance de responder perguntas de um grupo de designers na sede da Eletrolux em Curitiba. Uma em particular me fez pensar que daria uma bom (curto) texto.
Se quiser ter acesso beeeeem antes 😎 aos meus textos, não esqueça de assinar o The Design Edition. Texto originalmente publicado no dia 11 de Novembro de 2019
O que você faria diferente se montasse um estúdio de design hoje?
Pra quem não sabe, eu tive um estúdio de design em Curitiba, a Luccaco, fundado em 2007 e oficialmente fechado em 2015.
- Eu tentaria ter uma presença sólida em um centro maior, São Paulo provavelmente. Os grandes clientes e projetos ainda se concentram nesses centros.
- Eu procuraria um sócio ou até dois com backgrounds diferentes do meu, um técnico e um de business, pessoas que soubessem crescer áreas diferentes da empresa. Sempre senti falta de poder conversar e planejar com pessoas que tivessem a visão do “fundador” mas com outras perspectivas.
- Tentaria de algum modo, ter o modelo de serviços rodando (trabalhando com clientes) e algo com foco em produto, que pudesse escalar e quem sabe até transformar o foco da empresa pois o modelo de serviço demanda mais de você e tem um teto de receita.
Mas a realidade mesmo é que não abriria um outro estúdio de design :-) é muito empenho profissional e pessoal, estou mais realizado na área de produto, trabalhando in-house.
Vale a pena conferir
O thread no twitter do Naval Ravikant
Pensando…
O quanto é gostoso Pistache tostado em mel :)
Até a próxima
Al Lucca