Design em parcelas

Como mostrar o valor do design em pequenos passos e fazer com que todo mundo ganhe com isso

Se quiser ter acesso beeeeem antes 😎 aos meus textos, não esqueça de assinar o The Design Edition. Texto originalmente publicado no dia 29 de Julho de 2019

O problema é que sempre iremos responder pelos nossos próprios olhos — é clarooooo que vamos dar um jeito de justificar o investimento em design, essa é a minha profissão!! Então se fosse pra resumir todo esse mar de conteúdo ao redor dessa questão em alguns poucos passos deixando tudo mais simples, como seria?

  • Procure algo pequeno e aplique design que possa ser visto, entregue algo que você tem certeza que vai ter bom retorno, seja lá o que for, por exemplo, algum feature que facilite a vida dos próprios funcionários da empresa, mas que está lá no backlog criando poeira.
  • Enquanto você executa mais entregas, ou seja, internamente e externamente o produto que você está trabalhando continua melhorando, comece a introduzir pequenos processos, por exemplo, você pode começar a criar um ambiente de colaboração começando um inventário de UI visando no futuro um design system… ou comece uma reunião como conversas abertas sobre projetos em andamento, mas evite a rigidez de um Design Review, tabelas de excel, OKRs…
  • Considerando que o aquilo que você entregou realmente deu retorno para a empresa, vai ser muito mais fácil você começar a implementar processos mais sólidos e fundações para uma organização de design mais madura, por exemplo, cargos, canais para experimentos, pesquisas, etc…

É extremamente importante para fundadores, chefes, etc… que não são acostumados a disciplina do design, VER coisas… digo, interfaces, protótipos… esse é o design que eles entendem no momento, e com o tempo, você vai mostrando o impacto ainda maior que a disciplina pode ter na medida que os processos corretos fizerem parte do desenvolvimento do seu produto.

Vale a pena conferir

https://www.onceuponatimemag.com/

Esse é o site do filme Once Upon a Time in Hollywood, uma lição de direção de arte, típico projeto que dá gosto de ver. Deixe de lado métricas, conversões, etc… e se delicie com os visuais, tipografia, cores…

Pensando…

Ao mesmo tempo que me sinto lisonjeado por você investir seu tempo consumindo meu conteúdo, fico sempre me questionando do valor que o mesmo traz para você. Se quiser, responde esse email com seu feedback, e seja sincero por favor :) — Clica no Reponder do seu email mesmo que chega aqui pra mim.

Até a próxima
Al Lucca

--

--

--

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Al Lucca

Al Lucca

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

More from Medium

CS3240 Individual Design Exercise

How we decide what projects we take on

Pitching a New Design? Show Them How You Got There.

Due for a Digital Rethink?

Graphic of eyes looking through a pair of binoculars. Around the binoculars are red flags the pair of eyes are looking at but missing.