Design em parcelas
Como mostrar o valor do design em pequenos passos e fazer com que todo mundo ganhe com isso
Se quiser ter acesso beeeeem antes 😎 aos meus textos, não esqueça de assinar o The Design Edition. Texto originalmente publicado no dia 29 de Julho de 2019
O problema é que sempre iremos responder pelos nossos próprios olhos — é clarooooo que vamos dar um jeito de justificar o investimento em design, essa é a minha profissão!! Então se fosse pra resumir todo esse mar de conteúdo ao redor dessa questão em alguns poucos passos deixando tudo mais simples, como seria?
- Procure algo pequeno e aplique design que possa ser visto, entregue algo que você tem certeza que vai ter bom retorno, seja lá o que for, por exemplo, algum feature que facilite a vida dos próprios funcionários da empresa, mas que está lá no backlog criando poeira.
- Enquanto você executa mais entregas, ou seja, internamente e externamente o produto que você está trabalhando continua melhorando, comece a introduzir pequenos processos, por exemplo, você pode começar a criar um ambiente de colaboração começando um inventário de UI visando no futuro um design system… ou comece uma reunião como conversas abertas sobre projetos em andamento, mas evite a rigidez de um Design Review, tabelas de excel, OKRs…
- Considerando que o aquilo que você entregou realmente deu retorno para a empresa, vai ser muito mais fácil você começar a implementar processos mais sólidos e fundações para uma organização de design mais madura, por exemplo, cargos, canais para experimentos, pesquisas, etc…
É extremamente importante para fundadores, chefes, etc… que não são acostumados a disciplina do design, VER coisas… digo, interfaces, protótipos… esse é o design que eles entendem no momento, e com o tempo, você vai mostrando o impacto ainda maior que a disciplina pode ter na medida que os processos corretos fizerem parte do desenvolvimento do seu produto.
Vale a pena conferir
Esse é o site do filme Once Upon a Time in Hollywood, uma lição de direção de arte, típico projeto que dá gosto de ver. Deixe de lado métricas, conversões, etc… e se delicie com os visuais, tipografia, cores…
Pensando…
Ao mesmo tempo que me sinto lisonjeado por você investir seu tempo consumindo meu conteúdo, fico sempre me questionando do valor que o mesmo traz para você. Se quiser, responde esse email com seu feedback, e seja sincero por favor :) — Clica no Reponder do seu email mesmo que chega aqui pra mim.
Até a próxima
Al Lucca