Deixa a vida me levar… ou não?
Planejar a carreira pode ser visto como algo novo no design

Se quiser ter acesso beeeeem antes 😎 aos meus textos, não esqueça de assinar o The Design Edition. Texto originalmente publicado no dia 29 de Julho de 2019
Nas conversas que tive (e tenho) com designers afora eu identifico duas tendências, dos designers que planejam a carreira e aqueles que vão seguindo as oportunidades que aparecem, em comum a essas duas versões eu reparo o seguinte:
- Na medida que você cresce como profissional, cedo ou tarde vai acabar em um grande centro, geralmente São Paulo ou Rio, com algumas outras cidades aparecendo no mapa como Curitiba e Campinas.
- Outros acabam fora do Brasil
- Isso significa que suas chances de ter uma carreira está ligado ao lugar que você está.
E quando vc pensou em perguntar… Mas e o trabalho remoto?
Claro que o trabalho remoto está aí para nos mostrar o contrário, MAS… é difícil você pensar em carreiras de liderança em remoto, exemplo: nível de Diretor, VP e para cima. Existem hoje poucos exemplos, onde esse tipo de org existe completamente em remoto, Invision? Quem mais? Vemos empresas com times dispersos pelo mundo, mas sempre com um lugar central onde boa parte do time está presente, e quase sempre nesse lugar é onde encontramos as lideranças.
Outro detalhe que percebo está relacionado a maturidade da nossa profissão, e justamente pelo fato de ainda estarmos construindo isso, é mais fácil ver os veteranos estarem onde estão hoje sem ter tido algum planejamento, e os mais novos terem acesso a planos de carreira, ou seja, abrindo a oportunidade de planejar o seu futuro.
Pensando…
Seu impacto tem mais valor na execução do que na teoria, vou elaborar mais em algum próximo texto.
Até a próxima
Al Lucca