Definições de Pronto em Design

Esse texto foi originalmente postado no The Design Edition.

Conversei com um designer manager no Brasil esses dias atrás e ele me perguntou sobre Definições de Pronto. Foi uma super coincidência porque tinha acabado de documentar isso como parte do nosso processo de onboarding, e resolvi compartilhar com vocês aqui, até porque é comum vermos Definições de Pronto em tecnologia e produto, mas não no Design.

Mas atenção, o que compartilho aqui funciona para nós, na minha realidade. É o que eu espero de um time eficiente que preza qualidade, se você estiver pensando em ter o seu documento, avalie a necessidade de customizar para o seu caso.

Esse documento foca muito na parte subjetiva do time, você não vai ver nada em relação a livraria de elementos, links para guias, design systems… Tudo isso faz parte de outra parte da nossa documentação.

O design entregue é coerente com o nosso brand?

A nossa marca carrega uma forte mensagem e missão em torno da experiência de leitura, nossas entregas devem sempre trazer esses conceitos através de interfaces elegantes e experiências bem executadas.

Você está orgulhoso do que você está entregando?

Nós trabalhamos em grupos, compartilhamos idéias mas você é o responsável pelo seu trabalho, é extremamente importante que você esteja feliz com a qualidade da sua entrega. Orgulho do que você fez, vai refletir em um produto de qualidade, um time saudável e você engajado em sempre fazer melhor.

A forma está traduzindo a função na melhor forma possível?

“Funciona” é o que todo mundo espera. Nós temos a responsabilidade de transformar função em experiências prazerosas. Nossa audiência conecta conosco através da nossa marca, interfaces, interações e conteúdo claro… Nós precisamos estar cientes dos compromissos que temos com nossos parceiros para buscar sempre a melhor solução possível.

  • Para funcionalidades/items internos: Podemos ser rápidos, entregue é melhor do que ficar esperando uma versão melhor, nós podemos sempre rever e melhorar a medida que o produto fica mais maduro.
  • Para funcionalidades/items externos: Em linhas gerais siga o mesmo princípio de entregar para poder analisar métricas o quanto antes, mas seja coerente na escolha entre qualidade versus velocidade. Pense sobre fundações de UX que precisam primeiro de estabilidade para decidir o nível de finalização e a partir daí defina o que pode ser publicado externamente com o nível de qualidade que prezamos.

O flow da UX e a interface estão seguindo o que foi entregue pelo Designer?

Você pode estar implementando uma pequena nova funcionalidade ou um percurso completamente novo, com interações inéditas. Considerando que fizemos um bom trabalho, os designs que foram entregues foram o resultado de semanas ou até meses de ideações e testes.

Design mal feito, pode afetar o sucesso de um produto em vários modos:

  • 70% podem abandonar o processo de compra por causa de uma má experiência
  • 62% das pessoas compartilham experiências ruins com outras pessoas
  • Lembrem-se que a nossa audiência identifca o Design como um dos dois pontos chaves do produto [caso específico na Axios]

O Design que você entregou funciona em todas as resoluçõs e plataformas para as quais é destinado?

O design é responsivo? Segue os nossos 3 breakpoints? (mobile, tablet e desktop) — as implemantações foram testadas em iOS, Android?

Existe algo que você possa remover dos seus designs?

Nós buscamos por simplicidade de uso, claridade, velocidade, foco no conteúdo, coloque-se sempre a pergunta: existe algo no meu design que possa ser retirado sem afetar negativamente a experiência? Se tiver, faça.

O design foi testado com usuários reais?

Temos feedback de usuários externos? Qualitativo é importante, mas procure colocar seus designs na frente de mais pessoas possíveis, pois feedback quantitativo é extremamente importante.

O seu time ou squad está ciente do que você está trabalhando nesse momento?

Nós precisamos evitar problemas de comunicação que podem afetar a falta de alinhamento dos nossos objetivos com o objetivo da empresa, nenhum processo substitui uma simples conversa, seja por email, slack, video, ao vivo… o que funcionar pra você, comunicar a mais é sempre melhor do que a falta de comunicação.

Estamos compartilhando livraria de UI onde possível?

Nós temos livrarias completas de UI para nossos produtos, além do sistema mais compreensível de boas práticas de UX. A alimentação dessa livraria com novos elementos e a difusão desse documento entre as pessoas envolvidas na construção dos nossos produtos é vital para sermos mais eficientes e estratégicos.

Você considerou todos os casos extremos nos seus designs?

Tenha certeza que você não cobriu somente o “caminho perfeito” mas também todos os outros casos em que a experiência de uso pode dar errado quando nossa audiência interaje com os nossos produtos.

Você considerou as telas que a princípio não apresentam conteúdo?

Nós geralmente criamos designs para os cenários mais comuns onde tudo está no lugar, mas o que acontece quando a experiência inicial prevê telas em branco? Precisam ser em branco? Expire-se nas nossas páginas de procura e erro 404 para dar identidade a essas páginas.

Você controlou acessibilidade dos seus designs?

Nós todos conhecemos as regras aqui, só tenha certeza de não esquecê-las e não assuma que a implementação vai resolver esses problemas.

Você entregou designs para todos os estados de interação?

Você preparou a documentação necessária para o time de desenvolvimento?

Do Zeplin ao Figma, independente do software que você estiver usando. Tenha certeza de checar sempre com o time de desenvolvimento se eles tem tudo o que precisam, além disso:

  • Podemos entregar animações?
  • Podemos entregar code snippets?

Espero que essa séria de 3 newsletters tenha ajudado de alguma forma, mais pra frente vou compartilhas nossa Missão, Valores e outros textos relacionados a disciplina de design dentro da Axios.

Até a próxima!

Al Lucca

--

--

--

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Al Lucca

Al Lucca

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

More from Medium

Reflection point: Usability, Accessibility, and Ethics

Prototyping Q&A with Joe Mellin

Society Centred Design

Using figma and it’s feature’s