Existe um limite na criação de conteúdo sobre Design digital?

Originalmente postado no The Design Edition.

Esse texto pode criar algum desconforto com meus colegas de profissão, principalmente com aqueles que criam conteúdos em vídeo e podcasts. Essa breve análise só é válida porque eu também sou culpado do problema, também criei conteúdo no formato de podcast e por isso me sinto no direito da crítica que faço aqui. Independente do problema, deixo a minha admiração a todos os criadores de conteúdo que gastam tempo, energia e muitas vezes dinheiro sem nenhuma expectativa de retorno, a não ser o puro prazer em contribuir com a comunidade.

Em 2018, quando comecei a planejar o meu podcast, ouvi de dois amigos que falar sobre design iria limitar o alcance e que o próprio conteúdo ficaria muito repetitivo. Resolvi não dar bola e segui em frente com o projeto.

Não demorou muito porém, pra começar a perceber que eles estavam certos, acabei me vendo sempre perguntando as mesmas coisas e as experiências dos convidados muito parecidas. Tentei criar séries com temas, tópicos específicos, na verdade eu queria achar um jeito de continuar o projeto, mas não via a luz no fim do túnel… tudo isso e mais uma pandemia acabaram matando de vez a minha vontade de criar mais episódios.

Mas indo além dos podcasts, não é novidade pra ninguém que a quantidade de canais de YouTube e Instagram explodiram nesses últimos anos e com base naquilo que tento consumir, me pergunto se o problema era somente meu, ou realmente o tópico design, é muito nicho do nicho e por consequência disso, fadado a mesmice e a conversas sem muito aprofundamento. O roteiro é mais ou menos esse:

Nos conte sobre você, como começou na área…

  • Comecei no Flash ainda…
  • Não tinha essa coisa de Produto, UX…
  • Sofri muito… (um dia vou escrever sobre vitimização)

Como você trabalha hoje

  • Uso framework x….
  • Meu atual trabalho/time é o melhor que existe…
  • Design não é só telas…

Conselhos para quem está começando?

  • Mostre o processo da sua solução…
  • Leia o livro do Norman…
  • Você não vira senior em dois anos…

É verdade que vemos de vez em quando, algo que foge um pouco desse script acima, mas no geral é uma sensação de déjà-vu em todas as plataformas ou como um caríssimo amigo meu fala, perdoem o português esdrúxulo aqui:

é gente cagando regra pra todos os lados — 💩

Ah mas criticar é bom, cadê a solução?

É aqui que mora o problema, eu não tenho a solução! Será que existe uma? Será que precisaríamos expandir os assuntos? Cobrir design gráfico, editorial, marketing… mas daí você sai do nicho e acaba não satisfazendo ninguém?! 🤔

Será que o tema Design digital tem assunto para tanto conteúdo? O fato de todos terem acesso a ferramentas de autoria fez com que a quantidade de podcasts, vídeos, etc… aumentasse muito e a escarcidade parou de funcionar como um filtro. Quem lembra da época de revistas impressas, tínhamos 2 ou 3 que eram publicadas mensalmente ou bimestralmente, a quantidade de conteúdo era muito menor e como consequência era muito difícil você ter essa sensação de ver e escutar as mesmas coisas toda hora.

Eu, por enquanto, me sinto útil escrevendo por aqui, ainda entrevisto colegas no formato das 3 perguntas e tento sair do modelo que mencionei acima, mas depois de vários textos eu já percebo que o futuro do The Design Edition vai além do nome, e são esses questionamentos que me fazem ter vontade de compartilhar mais, obrigado por ler 🙂

Até a próxima, e lembre-se que para ter acesso antes, é só se cadastrar no The Design Edition

Al Lucca

--

--

--

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Al Lucca

Al Lucca

Designer— Host of Expatria.co podcast — Newsletter The Design Edition — Mentor @trydesignlab — Conteúdo (mostly) em Português

More from Medium

Allura Font: Unique font for designers, decorators…

How we use images throughout the SilverCloud platform

Scissorella: Creative Process Part IV

Designing With Not For